Artrite psoriásica

Por Erika

A psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de lesões avermelhadas, escamosas que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo, podendo surgir em qualquer parte do corpo e ocorre em 2 % da população no mundo todo .A Artrite psoriásica (quadro cutâneo e articular) acomete 30 % dos pacientes com psoríase.
A causa da doença é multifatorial, envolvendo ação de genes com desencadeantes ambientais (infecções, medicações, estímulos antigênicos, estresse físico e/ou emocional).
A psoríase desenvolve-se em aproximadamente 50 % dos irmãos de pessoas com esta doença quando ambos os pais são afetados; em 16% quando somente um pai tem psoríase; e em 8%, quando nenhum dos pais é afetado.
Quando e como ocorre a artrite psoriatica?
Acredita-se que varia entre 5%e 40% das pessoas que tem psoríase podem ter dor e infamação nas articulações. Atinge mais as pessoas de pele branca, homens e mulheres são afetados na mesma proporção. A grande maioria das pessoas que tem artrite psoriásica apresenta a doença de pele antes das dores articulares. Fatores de risco para evoluir para doença articular são: lesões em unhas, envolvimento cutâneo mais extenso e história familiar de artrite psoriásica.

Formas Clínicas:
1-forma oligoarticular- atinge menos de 5 articulações, mais comum
2- forma poliarticular- mais de 5 articulações atingidas, semelhante a artrite reumatoide
3- forma interfalangeanas distais dos dedos das mãos (articulações próximas as unhas)
4- forma multilante- provoca grandes destruições nas juntas, principalmente nas mãos e pês
5- forma axial- pouco comum, acomete coluna vertebral, pode gerar limitações físicas

O que é dactilite?
É o envolvimento dos tecidos que estão em volta das articulações nos dedos das mãos e dos pés, com inchaço global do dedo.

O que é entesite?
O local onde o tendão se insere no osso é chamado de entese, e esse local pode se inflamar recebendo o nome de entesite. Os locais mais comuns de entesite são o tendão de Aquiles e a fascia plantar (sola do pé).

Lesões nas unhas são comuns?
Depressões, hemorragias debaixo da unha, espessamento da unha e até mesmo destruição completa da unha (onicólise) são lesões comuns nos pacientes com artrite psoriásica, estando associadas ao acometimento das articulações interfalangeanas distais (pequenas articulações dos dedos próximas as unhas).

Quais as doenças que podem estar associadas a artrite psoriásica?
O paciente tem maior risco de apresentar hipertensão arterial, diabetes melitus tipo 2, obesidade e distúrbios dos lipídios (colesterol e triglicérides). Todas essas alterações aumentam o risco de doenças cardíacas e vasculares (infarto e derrame).

Quais são os profissionais médicos mais indicados para o tratamento da artrite psoriasica?
O médico reumatologista e o dermatologista são os profissionais treinados adequadamente para avaliação e tratamento desses pacientes.

Como o médico faz o diagnóstico de psoríase?
É um diagnóstico clínico tanto para psoríase quanto para artrite psoriásica.
Pode haver anemia no exame de sangue, alterações em vhs e pcr dependendo da extensão das lesões e número de articulações acometidos.

Quais são os instrumentos usados para o diagnóstico e avaliação de portadores de artrite
psoriásica?

Nem toda dor e inflamação nas juntas de pacientes com psoríase significa artrite psoriásica, esse grupo de pacientes também podem ser acometidos por osteoartrite, gota e artrite reumatoide.
Não existe um exame laboratorial especifico para o diagnóstico da mesma. O médico deverá avaliar sinais de artrite as articulações, entesite, dactilite, entre outras durante o exame físico além dos sinais encontrado na história clínica do paciente e alterações dos exames laboratoriais e de imagem.

Qual o tratamento da artrite psoriatica?
A escolha do tratamento dependerá das estruturas acometidas pela doença em cada paciente.
Deve avaliar acomentimento axial (coluna vertebral) e periférico ( artriculaçoes dos membros superiores e inferiores), além da presença de dactilia, enteses e lesões nas unhas.
O tratamento convencional é feito incialmente pelo uso de anti-inflamatórios não hormonais e medicações “modificadoras do curso da doença” como o metotrexato, sulfassalazina, leflunomida e a ciclosporina. Nos casos em que não há melhora com o tratamento convencional e nos casos moderados a graves, o uso de biológicos pode ser necessário.

Duvidas frequentes:
1- Quem tem artrite psoriásica deve fazer exercícios?
Sim, os exercícios fazem parte do tratamento da doença, nunca devem produzir dor ou cansaço e não devem causar esforço excessivo nas articulações.

2- Posso fazer exercício com as juntas inchadas?
Sim, o repouso prolongado da articulação edemaciada pode ser prejudicial, movimentos leves são importantes para prevenir e reduzir a fraqueza muscular.

3- Exercícios de força são benéficos?

Mais recentemente, alguns estudos tem mostrado redução da dor e melhora de função nas atividades de vida diária, mas é necessário a supervisão de um profissional habilitado para não haver lesões musculares e articulares.