Artrite Reumatoide

Por Erika

É uma doença inflamatória sistêmica (que pode atingir qualquer parte do corpo), autoimune (quando nossas células de defesa em vez de nos defender dos vírus e bactérias acabam agredindo as células do nosso próprio corpo), crônica (duração maior que 3 meses) e progressiva.

 Atinge cerca de 0,5% a 1% da população mundial, sendo mais comum em mulheres entre 35 e 65 anos, acomete principalmente pequenas articulações como dedos das mãos e pés, punhos, cotovelos, tornozelos, ombros e joelhos, mas também pode atingir quadris e coluna cervical levando a inchaço dessas regiões, com dificuldade de movimentação, principalmente no período da manhã ou após períodos de repouso.

 Também pode ocorrer acometimento de outras regiões do corpo como pele, olhos, pulmões, coração, sangue e neurológico.

 O diagnóstico é feito através do quadro clínico do paciente associado a alterações encontradas  no exame físico. Os exames laboratoriais e de imagem auxiliam no diagnóstico, podendo sem  encontrado alterações no VHS, PCR e fator reumatoide. Em algumas formas da doença, esses  exames podem estar normais, mesmo paciente sendo portador da doença, por esse motivo é  necessária avaliação de um reumatologista experiente para fazer o diagnóstico correto.

 O tratamento é realizado com medicações para alívio das dores e medicações que irão  controlar o processo inflamatório da doença e prevenir a deformidade articular.

 Atualmente temos algumas opções de tratamento, que serão escolhidos de acordo com as condições clínicas do paciente.

 Quando mais precoce for iniciado o tratamento menos danos articulares o paciente terá no  futuro, podendo conviver com a doença sem perder a qualidade de vida.