Importância da Adesão Medicamentosa na Reumatologia

Por Erika

A adesão ao tratamento é definida pela OMS como ” o grau de comportamento de uma pessoa em tomar a medicação, seguir uma dieta e/ou executar mudanças no seu estilo de vida corresponde as recomendações acordadas por um profissional de saúde”.

A Adesão ao tratamento envolve não somente a tomada das medicações prescritas, mas também a obtenção de imunização, comparecimento as consultas agendadas e a adoção de hábitos de vida saudáveis, que geralmente são recomendados. Uma boa adesão ao tratamento corresponde a utilização da medicação prescrita ou a realização de outros procedimentos acima de 80% da sua totalidade.

A baixa adesão terapêutica nas doenças crônicas é um problema frequente. Na artrite reumatoide a não adesão varia de 30-80% e aumenta o custo do tratamento em 33%.

Uma boa adesão ao tratamento traz muitos benefícios aos pacientes como melhora do processo inflamatório, da dor articular e da qualidade de vida.

A relação médico-paciente tem papel fundamental para melhorar a adesão ao tratamento, portanto, sempre tire suas dúvidas sobre o tratamento, se ocorrer algum efeito colateral que dificulte a adesão ao tratamento compartilhe com seu médico pois ele poderá te ajudar e dessa forma melhorar sua qualidade de vida.