Poliarterite Nodosa (PAN)

Por Erika

É uma vasculite necrosante sistêmica que acomete artérias de médio calibre. Tipicamente apresenta ANCA negativo e não se observa granulomas no processo inflamatório arterial. Pode ter um acometimento localizado ou generalizado. Pode acometer qualquer órgão sendo mais comum o sistema nervoso periférico, pele, rins e trato gastrointestinal, e caracteristicamente poupa o pulmão. Na forma localizada pode acometer pele, nervo periférico e músculo.

É uma doença rara com predomínio em homens com idade entre 50 e 60 anos.

A causa é idiopática, mas também pode ocorrer secundária a processos infecciosos ou neoplásicos como infecção pelo vírus da hepatite B, hepatite C, HIV, parvovírus B19, leucemia de células pilosas e deficiência da enzima ADA2.

As lesões vasculares são tipicamente transmurais (pegam toda a espessura do vaso), segmentares e ocorrem em pontos de ramificação. O infiltrado inflamatório é misto podendo ocorrer necrose fibrinóide, trombose, oclusão da luz do vaso arterial e ruptura das lâminas elásticas interna e externa.

As alterações laboratoriais são inespecíficas com anemia, alteração de provas inflamatórias, leucocitose. A biópsia da região acometida é importante para realização do diagnóstico. Também pode ser realizado arteriografia da região acometida, angiotomografia e angiorressonância.

O Tratamento vai depender do local de acometimento sendo geralmente usado prednisona associado a imunossupressores.