Vasculites associadas ao ANCA

Por Erika

Corresponde a um grupo de vasculites necrosantes sistêmicas que acomete vasos de pequeno calibre e estão relacionadas com os anticorpos anticitoplasma de neutrófilos (ANCA). São representantes desse grupo a granulomatose com poliangiite (GPA) antigamente era conhecida como granulomatose de Wegner; granulomatose eosinofilica com poliangiite (GEPA), antiga Churg-Strauss; e a poliangiite microscopica (PAM). São doenças raras, costumam acometecer pacientes acima de 60 anos e com discreta predominância no sexo masculino, sendo rara em crianças. 

As manifestações clinicas sem comum são: febre, emagrecimento, fadiga, dores articulares, artrite, mialgia, lesões em pele, nódulos na pele, isquemia de dedos. Há uma grande sobreposição dessas 3 doenças.

Também ocorre lesão em órgãos nobres como pulmões e rins. O diagnóstico de certeza é realizado através da biopsia do tecido acometido e o tratamento é realizado de acordo com o estadiamento da doença sendo realizado com corticoides e imunossupressores como metotrexato, azatioprina, micofenolato, ciclofosfamida e rituximabe.

Falarei de cada uma separadamente.